quinta-feira, 14 de abril de 2011

Titanic - 99 anos de memórias


Existem histórias que se tornam intemporais. Sobrevivem ao tempo e à distância. Resistem à névoa das lendas. Permanecem algures, entre a realidade e o sonho.

Há 99 anos, uma história assim começou a ser contada. Bruce Ismay deu-lhe voz. Thomas Andrews, forma. E, mais de 2200 pessoas deram-lhe vida. Foi há 99 anos que as águas do Atlântico Norte saborearam o navegar de um navio inesquecível, o RMS Titanic. A sua história faz parte do imaginário de todos nós. Quer seja pelo mistério, pela beleza, pela tragédia ou pela capacidade que ainda hoje ele tem de nos fazer sonhar, o Titanic mantém-se entre nós. Mesmo depois de quase um século, a história deste navio continua a fascinar a mente daqueles que ousam mergulhar no impossível, em busca dos sonhos.

14 de Abril marca o dia em que o destino foi mais forte que os desejos de milhares de pessoas. Foi neste dia, há 99 anos atrás, que o Titanic terminou a sua viagem, arrastando para o fundo do mar muito mais que um casco e objectos valiosos. Com ele, submergiram 1500 vidas esperançosas de uma destino melhor, e um emaranhado de mistérios que ficarão eternamente por desvendar.

Mas há outra forma de lembrar este dia. Hoje, 14 de Abril, é dia de relembrar as suas memórias. É dia se pegar na caneta e continuar a escrever a história deste navio. Porque agora que o Titanic não pode ser de ninguém, é altura de fazer dele um bocadinho de todos nós.

8 comentários:

Mário Monteiro disse...

estou neste momento a trabalhar de tentar de alguma forma colocar a lista completa de todos a bordo, ufa!

Unknown disse...

Merecias ter viajado nele :).

Mário Monteiro disse...

matei-me todo para conseguir fazer tudo a horas, mas acredita sinto o dever de missão cumprida. obrigado pela forma como encaras o meu trabalho, fico mesmo feliz com isso, acredita. e como disse o teu amigo aqui de cima, sim, merecias ter viajado nele, desde que sobrevivesses. =)

Mário Monteiro disse...

continuarei sim, mais do que nunca! ha quem ate me ache parecido com um passageiro do titanic e tudo! escolheste muito bem a musica! parabens!

Mário Monteiro disse...

porque gostaste particularmente daquelas imagens? sabes que são do dia seguinte ao naufrágio, são mesmo pessoas familiares dos mortos... em breve vou ter um post que acho que vai ser especial para ti também com as músicas tocadas pela banda em primeira classe, todinhas as que se ouvem no filme e cada cena onde tocam =)

Mário Monteiro disse...

eu sou apaixonado pelo ghosts of abyss! já são 15 anos a estudar este tema, desde muito miudo!

Mário Monteiro disse...

bem, vou-te contar desde o principio, em 1996 tinha eu 12 anos, tinha um navio cruzeiro em lego chamado Ibiza, que já o tinha desde pequeno e por isso ja estava sem algumas peças e velhote, então comecei a pintar o casco a lápis preto, e depois fiz-lhe quatro chamines amarelas. a minha bisavó, na altura já muito idosa e do tempo do titanic perguntou-me se era o titanic, foi a primeira vez que ouvi falar deste nome, e ela disse que se lembrava em pequena de ser um barco que levava muita gente que morreu e que tinham feito um filme sobre isso (mais tarde vim a saber que era um de 1958). bem, pouco mais tarde na escola tinha um livro que falava do navio e tinha uma fotografia e uma cronologia(tenho a folha ate hoje) e foi assim que comecei, depois saiu o filme, foi mais facil ter acesso a livros como o de Walter Lord da editorial presença, e comecei a apaixonar-me pelos 3 navios irmãos, e pelas listas de passageiros, e fui comprando maquetes, enciclopedias, dvd's, cd's. com a net decidi fazer um blog porque percebi que nao havia ninguem em portugal que se tivesse dignificado a fazer um site sobre o assunto e tinhamos la portugueses a bordo! bem, quanto ao navio da lego, comecei a fazer largas melhorias e é o mais belo titanic de todos! =) podes ver por aqui http://1.bp.blogspot.com/_AgDeYDpa2yI/SZg50tx8mCI/AAAAAAAAAwE/E6vlUkI7KFU/s1600-h/CIMG0002.JPG
beijinhos

Mário Monteiro disse...

eu tenho um fascinio especial pelas pessoas a bordo, por todos sejam passageiros ou tripulantes, e também pelos três navios. =) acredita, eu andei muito tempo sózinho nisto, depois lá foram aparecendo pessoas aos poucos, principalmente no Brasil, agora finalmente haja portugueses =)