domingo, 10 de outubro de 2010

O vendedor de sonhos


Quando a vida não te der razões para seguir em frente, não desistas. Volta simplesmente o rosto e tenta perceber o que mantém os outros a andar. Acho que é esta a melhor forma de resumir este livro.
O vendedor de sonhos é um livro que apela à nossa instrospecção e, acima de tudo, à nossa humanidade e humildade. A história começa no topo de um edifício, onde um homem, desesperado, vê no suicidio a saída para os seus problemas. Enquanto todos tentam confortá-lo surge uma personagem estranha - um dissidente da sociedade - que, ao contrário dos outros, não apela à sua calma, mas sim aos seus fantasmas.
A perturbação causada pelas suas palavras desperta um novo pensamento na mente daquele homem à beira da queda. De uma imagem de miséria, a sua visão sobre a vida, transforma-se numa imagem de esperança.
Este vai ser o primeiro seguidor daquele estranho homem que se intitula de vendedor de sonhos. Como ele, muitos outros passarão a caminhar pelas ruas como aprendizes de vendedores de sonhos. O objectivo? Afastar o egoísmo da sociedade e encorajar todos aqueles que perderam a vontade de viver.
Apesar de inicialmente se apresentarem repletos de preconceitos e estereótipos, a jornada sociológica e a presença do mestre transformá-los-ão em seres sem fronteiras. E aqueles que os vêem como loucos aprederão a maior lição da sua vida, porque aquilo que uma pessoa aparenta não faz de si aquilo que é.

Um livro para ler, mas essencialmente para reflectir, não só na nossa vida, mas na própria sociedade que de perfeita tem muito pouco.

2 comentários:

Mário disse...

olá Ana, espero que tenhas gostado dos links que coloquei também para os videos das cenas excluidad de Titanic, tens para lá mais de 60 cenas! se o filme já é grande imagina com aquelas cenas todas!

João Carloto disse...

uma crítica muito bem feita a este livro simplesmente mágico...dá que pensar q de facto nao somos os unicos com problemas e q esta sociedade que busca a perfeição tão obssessivamente é tudo menos perfeita...