sexta-feira, 10 de julho de 2009

Respirar

Preparo-me como de todas as outras vezes
Mantenho-me hirta, estática, serena
Dou um passo, só mais um único passo
Paro então, e deixo-a atingir-me plena

Primeiro abala-me como uma onda
Sinto que quase me derruba no chão
Não luto contra a sua chegada
Deixo que o arrepio chegue primeiro ao coração

Finalmente sinto-a vaguear pelo corpo
Percorre-me num sopro, um instante
Lava-me a alma, varre-me a pele suja
E quando me liberta tudo fica distante

A sensação de arrepio permanece
Como a água no fim da tempestade cruel
E só então reabro os olhos agora adormecidos
E vejo como tudo é simples como uma folha de papel

Expiro
Olho o relógio
Mais um segundo passou

A última lufada de ar atingiu-me como uma onda
Varreu a areia que se acostara ao coração
Lá deixou o espaço para uma nova onda de ar fresco
Aquela que me atingirá o corpo, beijando primeiro a minha mão

Respiro novamente
O sufoco passa por momentos, como sempre
A praia está deserta, a areia recuou aos meus pés
As ondas de espuma formam-se à minha frente

2 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Pois, porque 'all you can do is keep breathing' e continuar a viver!

Jonas Manhoso disse...

Respirar é o momento pleno de cada instante do nosso viver.
Belo sentimento.